19 mulheres negras concorreram às vagas de juiz no condado de Texas – e todas as 19 venceram.
Todas as dezenove mulheres negras que concorreram para as vagas de juiz em disputa no condado de Harris, no estado do Texas, nas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, foram eleitas. As #Houston19, como ficaram conhecidas, fizeram campanha juntas, sob o slogan “Black Girl Magic”, ou a Magia das Garotas Negras. Todas elas concorreram pelo Partido Democrata.
As eleições deste ano tiveram o maior número de mulheres negras registradas como candidatas da história do condado. Além disso, marcaram o maior número de negras já eleitas pelos cidadãos da região.
Em agosto, as dezenove candidatas posaram para uma fotografia em um dos tribunais de Houston, capital do Texas. A imagem tem circulado pelas redes sociais nos últimos dias, com muitas pessoas comemorando a vitória histórica para o estado.
“Igualdade de oportunidade para a justiça, independentemente de quem você é – acho que com um juiz afro-americano, uma juíza, esses são os tipos de coisas que levamos ao banco. E nós trazemos uma compreensão de uma pessoa que pode vir desse background similar ”, disse o juiz local, Latosha Lewis Payne, à Fox 26.
“Queremos transformar definitivamente o condado de Harris de cabeça para baixo na reforma da justiça criminal”, disse Erica Hughes, que foi eleita para um cargo de tribunal criminal, em um post no Facebook.
Os democratas venceram todas as 59 vagas judiciais no condado de Harris nas eleições de terça-feira. Em um dos resultados mais interessantes e significativos, o antigo juiz do condado republicano, Ed Emmett – na verdade, o presidente-executivo do condado – perdeu para Lina Hidalgo, uma candidata estreante de 27 anos que imigrou da Colômbia como um adolescente.