É a primeira mulher negra eleita pelo estado de Massachusetts para o Congresso Norte Americano.
A vitória da democrata Ayanna Pressley foi a surpresa das primárias no Massachusetts.
Como dava hoje conta a agência Lusa, Ayanna Pressley, que não vai enfrentar qualquer candidato republicano, derrotou na terça-feira o atual congressista Michael Capuano e recebeu já os parabéns da líder democrata na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.
Pressley baseou sua campanha na necessidade de mudar o status quo da Casa. A candidata progressista não aceitou doações dos PACs corporativos em sua campanha e apoiou idéias como assistência médica para todos, escolas livres de dívidas e a abolição da lei de imigração e alfândega.
“Me disseram para esperar a minha vez ” , disse Pressley em um evento de campanha no início deste ano. “Eles me chamaram de traidor por desafiar uma manchete, e simplesmente me disseram que não é assim que as coisas são feitas aqui”.
Mas, acrescentou, “quando nos confrontarmos com este grande, tão profundo e crescente, não posso e não vou esperar a minha vez”.
Pressley também falou durante a luta perante o Supremo Tribunal de Brett Kavanaugh, ela notou que um sobrevivente de abuso sexual e sentiu que, embora a sua confirmação poderia ser “um dos momentos mais difíceis na história da nossa nação , ” também poderia ser ” o impulso”. Força para o movimento progressivo mais forte em uma geração “.
Sua reação no momento em que soube que a sua campanha vencera tem sido destaque no mundo.
Massachusetts não é um estado onde habitualmente os republicanos vençam e não se encontra entre os estados apoiantes de Donald Trump. Mas num país onde as questões raciais,e também de sexismo, mantém cicatrizes antigas muito abertas é um marco Ayanna Pressley ser a primeira mulher negra a caminho do congresso pelo seu estado natal.
“Ganhámos? Ganhámos?, pergunta ainda incrédula Ayanna Pressley quando lhe contam dos resultados. Espreite em baixo as imagens que estão a ficar virais. “Não é preciso comentários”, como explicou uma utilizadora no Twitter na descrição do vídeo.