O que muda no organismo?
Ao longo dos anos nosso organismo passa por diversas mudanças. E quando entramos nos enta, não tem jeito, a visão já não será a mesma; a fertilidade diminui drasticamente, manter o peso passa a ser um desafio constante e passamos a a lutar ferozmente contra os avanços na balança. Mas com pequenos ajustes é possível garantir um estilo de vida saudável depois dos 40. Confira:
Organismo depois dos 40
Metabolismo
A partir dos 30 anos, perdemos 10% da massa muscular a cada década. Essa perda ocorre porque os músculos aceleram a queima calórica: o remédio é intensificar o treino, ou seja, fazer mais exercícios e comer menos.
Digestão
Após os 40 anos, nossas enzimas sofrem algumas mudanças que propiciam a má digestão (azia, queimação, empachamento, constipação). Também passam a ser observadas alterações na acidez estomacal que podem levar a deficiências nutricionais (como de zinco, ferro, proteínas e vitamina B12). Ao longo dos anos, essa deficiência pode interferir no corpo inteiro (pele, cabelo, articulações, disposição, habilidades mentais etc.). Assim, procurar um bom nutricionista, endócrino ou ortomolecular pode ser uma boa opção.
Massa óssea
Com a perda de tecido muscular, corremos o risco de perder a densidade óssea. Com as mudanças hormonais decorrentes da menopausa essa perda aumenta. O antídoto, de novo, é se exercitar, mas também se atentar para nutrientes envolvidos na síntese óssea, como vitaminas C, D e K, zinco, silício, fósforo e cálcio.
Fertilidade
A diminuição da fertilidade começa aos 35 anos. Com a menopausa, a mulher libera menos óvulos capazes de serem fecundados. Alguns estudos sugerem que os homens também sofrem uma redução na capacidade de procriação, porém é menos acentuada.
Pele
A partir dos 30 anos, notam-se mudanças no viço e na hidratação da pele e do cabelo, que começa a perder a elasticidade e o colágeno. Em consequência surgem as primeiras rugas e marcas de expressão. O antidoto é beber muita água, ter uma alimentação balanceada e fazer atividades físicas. Usar bons produtos, suplementos e procurar alternativas no mercado da beleza como pelling, ácidos, laser, entre outros processos, pode ser um aboa alternativa para retardar ao máximo o processo de envelhecimento. 😉
Fonte: vida e saúde