Mary del Priore, historiadora, trata da “arraigadíssima tradição patriarcal” em seu livro Histórias Íntimas – sexualidade e erotismo na história do Brasil. “Na Colônia, no Império e até nos primórdios da República, a função jurídica da mulher era ser subserviente ao marido. Da mesma forma que era dono da fazenda e dos escravos, o homem era dono da mulher. Se ela não o obedecia, sofria as sanções”, analisa. As Ordenações Filipinas regiam o Brasil Colônia e asseguravam ao homem o direito de assassinar a mulher caso a flagrasse em adultério. Provavelmente com exceção apenas da Islândia, a mulher sempre foi vista como um ser inferior ao homem. Na era dos vikings, naquele país, enquanto eles se lançavam ao mar, era responsabilidade delas manter a ilha funcionando. Por lá, atualmente, a taxa de feminicídio é zero, os salários são equiparados e o machismo é considerado abominável.
Tomando como exemplo a Islândia, é possível afirmar que a violência doméstica está ligada à herança social e cultural. Os índices de violência contra a mulher não estão relacionados necessariamente com transtornos psicológicos ou famílias desestruturadas. Tampouco ao alcoolismo (que pode ser o estopim, apenas) ou à classe social. Casos como o da cantora Rihanna e da atriz Luana Piovani demonstram que a ideia de superioridade independe de condição financeira ou grau de instrução.
No Brasil colonial, segundo Del Priori, a realização das mulheres residia na maternidade. Muitas vezes, elas “uniam-se aos seus filhos para resistir à solidão, à dor e ao abandono”. Há uma ideia de que o encontro colonial baseou-se na oposição entre o homem-colonizador e a mulher-natureza. Isso representa o início do patriarcalismo no Brasil. A simbologia colonial indica que o europeu voltava para casa depois de conquistar as terras e as mulheres estrangeiras. Como afirma Lia Zanotto, do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, “o Brasil de hoje não é o Brasil do passado, mas o controle do homem sobre a mulher persiste na memória social”.
We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your website provided us with valuable info to work on. You’ve done an impressive job and our whole community will be thankful to you.
http://utmj.org/index.php/UTMJ/user/viewPublicProfile/10082
After examine just a few of the weblog posts in your website now, and I really like your manner of blogging. I bookmarked it to my bookmark web site list and can be checking back soon. Pls check out my website online as properly and let me know what you think.
http://greatoutdoorspas.canalblog.com/archives/2018/08/04/36607620.html
I appreciate you sharing this blog post.Really thank you!
http://www.boliviahop.com/
“Thanks-a-mundo for the blog. Fantastic.”
http://fiverr.com/eebest8
I don’t normally comment but I gotta say thank you for the post on this one :D.
http://www.iomoio.co.uk/bonus.php
of course like your web-site but you need to test the spelling on several of your posts. Several of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to tell the reality however I’ll certainly come again again.
http://www.emp3z.co.uk