Entra no Guinness por surfar a maior onda do mundo.
Ela é a primeira surfista do sexo feminino a entrar no livro dos recordes. Maya, de 31 anos, surfou uma onda de 68,72 pés (cerca de 20 metros) na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, no dia 18 de janeiro de 2018. O anúncio foi feito pela Liga Mundial de Surfe (WSL) nesta segunda-feira.
Surfista de ondas grandes Maya comemora o reconhecimento de recorde que a coloca em posição nunca alcançada por uma mulher em toda a história do surfe de ondas grandes. “É um sonho que virou realidade”, diz a surfista em seu perfil no Instagram. “Obrigada a vcs que me apoiaram, assinaram, compartilharam! Juntos somos fortes”, completou a atleta referindo-se ao abaixo-assinado criado para pressionar a WSL a reconhecer o feito e registrá-lo no Livro dos Recordes (Guinness World Records).
Em 2013, a carioca sofreu uma queda em uma onda em Nazaré e quase morreu afogada. Ela foi resgatada pelo big rider Carlos Burle e levada a um hospital.
A onda em Nazaré rendeu a Maya também o primeiro XXL Biggest Wave Award feminino – categoria criada pela WSL para premiar a maior onda surfada por uma mulher.