A liderança espiritual do futuro: espírito livre, feminina, delicada, inclusiva, livre de preconceitos.
Baiana de 34 anos, formada em turismo, com mestrado e coordenadora de um instituto de arte e educação em Salvador, há dois anos, Nivia se prepara para assumir um cargo inusitado, a liderança do Ilê Axé Oyá.
Assumir o legado fundado pela avó materna, Anisia da Rocha Pitta e Silva, conhecida por todos como Mãe Santinha de Oyá, na década de 1980, nunca fez parte dos sonhos de Nivia, que na infância sonhava em ser astronauta, engenheira, jornalista. “Todo dia eu sonhava em ser… bailarina, jornalista. Minha vó ria muito. Ela tinha um sorriso pras respostas, e às vezes aquilo me desequilibrava. Depois, fui compreendendo que por mais que a gente corra e queira acelerar, nós somos moldados”, conta Nivia.
Como profissão Nivia escolheu turismo, por entender que havia uma lacuna em Salvador. “O turismólogo é habilitado para ser um gestor, para planejar e estruturar a cidade para receber pessoas. Em Salvador, a mão de obra é negra, mas não estamos ocupando esses espaços de gestão”, ela diz. Assim, conheceu as Américas e a Ásia. “Viajar me faz sentir viva. A conexão com outros países sempre me atraiu. Me sinto uma cidadã do mundo.”, afirma.
Para a baiana crescer no terreiro de candomblé Ilê Axé Oyá, um ambiente de celebração da cultura negra e da religiosidade afro-brasileira foi uma das coisas que a moldou. “Nasci em um terreiro, minha avó era mãe de santo, então minha vida toda vivi o candomblé. Mas, ao mesmo tempo, tive a oportunidade de ser o que eu quis ser, de conhecer o mundo, e hoje acredito que tudo foi uma preparação para o momento atual.”
Novo desafio
Porém, a escolha não limitou sua trajetória profissional. Nivia faz mestrado em cultura e sociedade na Universidade Federal da Bahia e é diretora- adjunta do Instituto Brasileiro da Diversidade, uma organização sem fins lucrativos voltada para o combate ao racismo. “Daqui a pouco eu vou ser ialorixá, mas eu sou Nivia, uma mulher, uma mulher negra, uma intelectual – já me considero assim, estou na academia –, uma profissional. Temos que entender a importância do tempo nas nossas vidas. Tudo vai ser resolvido no momento certo.”
De acordo com a ialorixá, no candomblé o tempo é um orixá, onipresente e onisciente. Mas aqui do lado de fora, nos relacionamos mal com ele e poderíamos de fato sacar muitas coisas se o percebêssemos como algo divino, e, portanto, sem linearidade e com função de nos elevar a lugares de mais significado. Ela acredita que precisamos prestar atenção em coisas simples, cotidianas, que tendemos a ignorar. “A tecnologia está nos roubando o que há de mais importante: a capacidade de sentirmos a nós mesmos. Não conseguimos viver sem um celular, estamos nos desconectando da natureza – e, com isso, perdemos a intuição. Lá no terreiro, a cura para essas doenças da alma vem de escutar o barulho da água caindo, de sentir o vento, de andar descalço, de pisar na terra. Estamos todos precisando dessa conexão.”
De espírito livre, a ialorixá Nivia é o que talvez possamos entender como a liderança espiritual do futuro: feminina, delicada, inclusiva, livre de preconceitos. “Na leitura do candomblé, somos sagrados porque somos parte da natureza. E a partir do momento em que você compreende que somos parte da natureza, não há mais como ser homofóbico, racista, machista; não há mais como violar ou maltratar o outro.”
Com informações da revista TPM
MATT BARLOW IN SOCHI: Ronaldo returns to the Fisht Olympic Stadium to find his fame has reached such a level that he has been proposed for the presidency of Portugal by Donald Trump. Cristiano Ronaldo is so famous Donald Trump thinks he can be President! Portuguese captain returns to scene of Spain heroics for clash with Uruguay
https://bit.ly/2S3sXus
I like what you guys are up too. Such clever work and reporting! Keep up the superb works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my website 🙂
https://wildernesspleasure41.wordpress.com/2018/08/04/bass-fishing-tips-and-techniques-three-tips-to-master-your-bass-fishing-skill/
Police had to call in reinforcements after Manchester United fans locked out of their club’s victory parade stormed metal barriers. United fans storm barriers in Manchester centre as police reinforcements are called in during celebration of Fergie’s final triumph
https://bit.ly/2JCArSc
Whoah this blog is magnificent i like studying your posts. Keep up the great paintings! You recognize, many people are hunting around for this info, you can aid them greatly.
http://www.iomoio.co.uk/bonus.php
http://www.edsheeran.co.uk
http://www.emp3z.co.uk
A lot of thanks for all your effort on this blog. Kim enjoys working on investigation and it is simple to grasp why. Many of us hear all concerning the dynamic medium you make insightful guides by means of the web site and improve participation from people on this article while our favorite child is being taught a whole lot. Enjoy the remaining portion of the year. You are always performing a glorious job.
Michael Kors Logo Large Black Totes [url=http://www.michaelkors-outletstore.us.com/michael-kors-logo-large-black-totes-p-2913.html]Michael Kors Logo Large Black Totes[/url]