Marianne Peretti é uma artista plástica francesa nascida em Paris em 1927, filha única de mãe francesa e pai pernambucano. Interessou-se pela arte aos 12 anos e conta que saía sozinha pelas ruas de Paris para visitar as galerias. Olhava quadros, esculturas e se encantava com o que via. Veio para o Brasil em 1953. No início, morou em São Paulo, indo depois para o Rio de Janeiro e, em seguida, para Olinda (PE), onde reside e mantém um ateliê até hoje. Em São Paulo, teve uma filha, Isabela, que mora em Paris.
Há quase 20 anos em Pernambuco, a artista é totalmente adaptada ao estilo de vida dos brasileiros. “Eu sou cinquenta por cento francesa, mas foi no Brasil que criei raízes”, diz. Ela considera a cidade onde vive uma fonte de inspiração para suas obras: “Olinda é uma cidade muito charmosa e eu gosto disso”. Aos 86 anos, Marianne mantém uma rotina criativa. Acorda às seis da manhã, toma café e, nas primeiras horas do dia, dedica-se às obras e aos projetos. No período vespertino, procura ficar mais livre para pensar em outras coisas.
| Vitrais
No início, Marianne Peretti não se encantava pelos vitrais, pensava que eram um tipo de arte ultrapassada. “Eu conheci uns vitrais antigos na Europa, mas aquilo não me atraía. No entanto, quando eu consegui fazer o que eu queria, me deixaram livre para inovar, passei a gostar.”
Marianne conheceu Oscar Niemeyer no Brasil. Logo o arquiteto se encantou com suas criações. A pedido dele, criou vitrais e painéis de vidro transparente para obras monumentais como a Catedral de Brasília, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Palácio do Jaburu e Memorial Juscelino Kubitschek. “Ele era um artista interessante, gostava muito do que fazia. Com ele, tudo tinha de ser feito muito rápido. Ele apresentava a ideia de um projeto e me dizia que queria ali meus vitrais. Muitas vezes, eu fazia a criação naquele exato momento. Ele contribuiu muito para o engrandecimento de minha obra”, explica. A parceria com o arquiteto é um dos principais legados de Marianne. Seus vitrais se adaptaram perfeitamente à obra de Niemeyer, melhorando e dando mais vida e luminosidade aos espaços.
As obras de Marianne Peretti estão espalhadas por várias cidades do mundo, entre elas, Paris, a cidade natal dela, e Turim, na Itália. Além disso, suas obras abrilhantam o Mural do Museu do Carnaval, no Rio de Janeiro, os vitrais da capela do Tribunal Regional Federal, em Recife (PE), do Tribunal de Justiça de Pernambuco, e do Memorial da Cabanagem, em Belém (PA). Também criou a escultura em bronze que decora o hall de entrada da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.
| Futuro
Ainda muito ativa, Marianne mantém-se ligada ao trabalho, mesmo nas horas livres. Para ela, quando a cabeça está aberta, a inspiração pode surgir a qualquer momento. “Eu vivo em um estado contínuo de inspiração, de vez em quando marco alguma coisa no papel e surge, a partir daí, uma nova obra”, comenta. A arte é, para ela, essencial. “Para ser artista, é preciso saber desenhar, estudar bastante, gostar de arte, ser espontâneo e ter o dom trabalhado dentro de si”, salienta.
A partir de amanhã até o dia 5 de junho, o público poderá conferir mais de 30 peças da artista, entre esculturas, projetos em tamanho real e projeções de vitrais, na mostra “A Arte Monumental de Marianne Peretti”, no Museu Nacional da República.
A exposição faz parte de um projeto para divulgar a vida e obra da artista, integrado por um livro, seminários e a exposição em Brasília, cidade onde estão suas principais criações. A arte de Marianne está em vários estados do Brasil e também em países da Europa, como Itália e França, onde se encontra seu primeiro vitral, feito para a Câmara Sindical de Eletricidade, no Boulevard Voltaire, em Paris. Aos 87 anos, Marianne Peretti continua a produzir em seu ateliê de Olinda (PE).
A mostra “A Arte Monumental de Marianne Peretti” estará aberta ao público entre 5 de abril e 5 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h30, com entrada gratuita. A exposição ainda oferece um programa de visitação escolar com agendamento prévio.
http://www.iomoio.co.uk/bonus.php
Hello.This post was extremely remarkable, especially because I was searching for thoughts on this subject last Thursday.
http://www.iomoio.co.uk/bonus.php
hello!,I like your writing very so much! proportion we be in contact extra approximately your post on AOL? I require a specialist on this house to unravel my problem. Maybe that is you! Looking forward to peer you.
http://www.iomoio.co.uk/bonus.php