Muitas mulheres vivenciam esta condição, segundo estudo realizado pela Unicamp, 80% das brasileiras sofrem ou já sofreram com a síndrome disfórica pré menstrual Cada mulher reage de uma maneira, mas os sintomas estão diretamente ligados ao estilo e qualidade de vida de cada uma.
Algumas ficam tão sensíveis que choram até mesmo assistindo a comerciais de margarina, outras descontam alguma pequena decepção em imensas barras de chocolates e doces ou até mesmo ficam com os nervos à flor da pele, como em uma guerra, pronta para atacar a qualquer momento.
Veja seis dicas de como se preparar para driblar a TPM:
Exercícios físicos: a prática de exercícios físicos ajuda a reduzir sintomas de depressão e ansiedade devido à liberação da endorfina (hormônio do prazer). Nesta fase, apesar de ser mais difícil, é importante a atividade física para redução dos sintomas relacionados a TPM.
Hábitos alimentares: com o uso de uma alimentação saudável, o corpo entra em equilíbrio com a mente e os sintomas da TPM diminuem drasticamente. Outra indicação é reduzir a ingestão de cafeína, sal, açúcar e evitar excesso de bebidas alcoólicas durante o período menstrual.
Sem medos: não guarde dentro de você o medo deste período como se fosse algo que você não fosse capaz de controlar. Trata-se de uma fase importante para a mulher, se você possui dúvidas quanto ao ciclo menstrual e a TPM procure seu médico para ajudá-la a compreender os medos e enfrentar esta fase.
Estilo de vida: os problemas fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa e, acredite, você não é a única que precisa lidar com situações de risco durante o mês Mude a sua postura diante disto, aprenda com os erros e encare com maturidade cada obstáculo.
Respeite seus limites: a mulher atual exerce diferentes papéis dentro da sociedade, sendo os principais: ser profissional, mãe e esposa. Para evitar estresse e acúmulo de atividades imponha limites em todas essas mulheres que você é e lembre-se que antes de tudo isso vem você mesma!
Se conheça: Muitas questões que incomodam nesta fase, são conflitos internos que ficam mais aflorados no período, quando se conhece a dinâmica psicológica fica muito mais fácil lidar com estas exacerbações que ocorrem na TPM.
Com a prática de todas as dicas, a mulher passa a ter um dia a dia mais tranquilo e os sintomas da TPM tornam-se mais brandos ou até mesmo inexistentes. É um exercício diário de ser mulher!
*Doutor Douglas Motta Calderoni é médico psiquiatra, especialista em ansiedade e comportamento humano e sócio-fundador da clínica Sintropia.