Uma alimentação equilibrada e nutricionalmente rica é fundamental para ter uma gravidez saudável e tranquila. E como em qualquer outra fase da vida há alimentos que devem ser consumidos mais regularmente e em maior quantidade e outros que deverão ser ingeridos com alguma moderação. O chocolate faz parte deste último grupo e embora possa ser consumido regularmente deve sê-lo em quantidades devidamente ajustadas às características e necessidades de cada indivíduo. Em condições normais considera-se adequado um consumo até 30 gramas de chocolate (1 barra pequena) por dia.
Nesta fase é comum haver alguma ansiedade e os alimentos doces são muitas vezes uma tentação ainda maior, por isso o chocolate torna-se ainda mais apetecível. Uma das causas deste comportamento é a adrenalina, que durante a gravidez tem a sua concentração aumentada e é liberada mais facilmente, promovendo a vasoconstrição dos vasos sanguíneos e contrariando a ação relaxante e calmante das outras hormonas.
Além disso, estimula o pâncreas a produzir uma maior quantidade de insulina, a hormona que permite a utilização do açúcar pelo organismo. A apetência por alimentos doces, que é particularmente acentuada na gravidez é, portanto, ditada pela necessidade de recuperar mais energia para promover o desenvolvimento do feto.
Ao contrário do que muitas vezes se pensa, o chocolate é um “alimento” e oferece por isso mesmo nutrientes e consequentes benefícios para a saúde. O chocolate é um alimento de composição muito complexa que contém mais de 300 substâncias químicas diferentes e vários nutrientes necessários ao organismo, dependendo da variedade. Contém proteínas, gorduras, hidratos de carbono, algumas vitaminas e minerais e ainda antioxidantes que no chocolate preto são em quantidade apreciável.
Por esta razão, o chocolate, especialmente o negro, pode auxiliar no controlo da pressão arterial e contribuir para um menor risco de pré-eclampsia, uma possível complicação da gravidez que pode ter consequências graves. Além disso, pode ajudar a prevenir a anemia e a promover um bom desenvolvimento do cérebro do bebé pois estimula a produção de mielina, substância que rodeia e protege as células do cérebro e do sistema nervoso.
Fonte: MSN
I view something genuinely interesting about your site so I bookmarked.
http://www.iomoio.net
http://www.strategyboardgames.co.uk/play-mage-knight-video-guide/
I have not checked in here for a while as I thought it was getting boring, but the last several posts are great quality so I guess I’ll add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend 🙂
http://www.emp3z.co.uk