Se você é mãe e empreendedora, parabéns! Você faz parte de um grupo de pessoas que tem o perfil diferenciado, afinal não é qualquer um que pode cuidar de uma empresa, família, filhos, e tudo ao mesmo tempo. Além disso, sabemos que empreender requer persistência e muita dedicação. Não é pra qualquer um.
Felizmente, é fato de que as mulheres estão empreendendo mais. E o motivo principal é a busca por mais flexibilidade no dia a dia. A boa notícia é que o momento é propício para nós mulheres empreendermos. Hoje, no Brasil, cerca de 45% dos pequenos negócios são administrados por mulheres. De acordo com dados do Sebrae, há cerca de sete milhões de mulheres com seu próprio negócio no país, um número 21,4% maior do que há dez anos. Desse total, 70% têm filhos.
Nos Estados Unidos, as mães empreendedoras se tornaram uma realidade há mais tempo. Lá foi criado o termo mompreneurs, um neologismo com as palavras mom (mãe) e entrepreneurs (empreendedor).
Porém, as mompreneurs precisam tomar cuidado com algumas armadilhas. A mulher brasileira é uma das que menos faz networking, segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurial Monitor), e o networking é essencial para qualquer pessoa e mais ainda para empreendedores que dependem de apoio para desenvolver seus negócios.
Para americana Jennie Wong, autora do livro Ask the Mompreneur: Small Business Advice on Starting and Growing Your Own Company, o principal erro talvez seja começar um negócio por impulso, sem um plano de negócio, sem entender se existe uma oportunidade efetivamente e desconhecer o seu cliente. A questão é descobrir antes o que seu cliente precisa e só então direcionar seu negócio para essa demanda, já profetizava Steve Blank e sua famosa modelagem de negócios, Costumer Development.
Outra que dá a dica é a empreendedora mãe, Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook. No seu livro, “Faça Acontecer”, ela conta que teve que focar. Traçar uma meta, ir atrás do sonho e tentar ser a melhor naquele nicho. Sua definição de sucesso é: “Fazer as melhores escolhas e assumi-las”. Veja outras dicas para empreendedoras que também são mães.
1. Não basta ter uma ideia. É preciso planejamento e execução.
2. Esqueça o mito da “Mulher Maravilha”. Não dá pra assumir tudo. Monte uma equipe e delegue.
3. Controle seu fluxo de caixa. Transforme seu negócio em algo realmente profissional.
4. Crie uma rotina e separe os momentos de trabalho e de lazer com os filhos.
5. Fique atenta ao mercado e as oportunidades. Pesquise sobre seus concorrentes diretos e indiretos
6. Faça networking. Fique atenta aos eventos de empreendedorismo e de sua área e interaja com pessoas do seu meio. Rede de relacionamento é a palavra de ordem agora e sempre.
Camila Farani é CEO do Grupo Boxx, focado em alimentação, e co-fundadora do Mulheres Investidoras Anjo.
Via Exame
http://www.iomoio.net
http://www.strategyboardgames.co.uk/play-farm-opoly-video-guide/
Thank you for your own effort on this web page. My mum enjoys setting aside time for investigations and it is obvious why. We learn all concerning the powerful way you create functional tips by means of your website and in addition foster participation from some other people on the point so our favorite daughter is actually learning a lot of things. Take advantage of the remaining portion of the new year. You have been performing a splendid job.
http://www.emp3z.co.uk
Wohh just what I was looking for, thank you for posting.
http://www.iomoio.co.uk/bonus.php