O economista-chefe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), José Juan Ruiz, advertiu neste domingo que a baixa produtividade, em grande parte pelos elevados níveis de informalidade da economia, vai afetar o crescimento dos países latino-americanos nos próximos anos. Ruiz disse em entrevista coletiva realizada na Costa do Sauípe, na Bahia, que o crescimento da região vai ser inferior ao do resto do mundo. A instituição projeta uma expansão média do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e riquezas da região) de 3,5% até 2018 da América Latina.
“Se a América Latina vai crescer 3,5% enquanto a economia mundial vai continuar crescendo a taxas de 4% a 4,5%, vai estar abaixo do rendimento médio da economia mundial e não vai ter possibilidade de ganhar terreno e protagonismo”, disse Ruiz. “Possivelmente, taxas de 3,5% não são suficientes para poder cumprir as expectativas e os desafios sociais que tem por objetivo”, acrescentou o economista-chefe do BID, no último dia da reunião do órgão na Bahia.
Ruiz explicou que o obstáculo das economias latino-americanas e caribenhas é “a baixa produtividade”, em grande parte provocada pela informalidade de suas economias e as deficiências em infraestrutura.
“Entre 1961 e 2013, a América Latina gerou mais empregos e investiu mais que os EUA. Concretamente, 37,5% a mais. Mas, no entanto, teve uma queda em sua renda relativa com os EUA de aproximadamente 10%. Isso não é um problema só da América Latina. Quando se faz a comparação com os países emergentes da Ásia, se reproduz de forma mais acentuada”, frisou.
Ruiz qualificou como “urgente” a necessidade dos países da região de aproveitar a recuperação da economia mundial para “empreender melhorias nas reformas da produtividade”.
Se houver melhora na produtividade, cada país crescerá 1,5% a mais por ano durante uma década. E além disso, a região em seu conjunto “teria um bônus” de crescimento de 0,8%. Desta forma, América Latina e Caribe consegueriam obter os níveis de crescimento esperados para o resto do mundo.
Via Veja
England captain John Terry knows he will never have a better chance to win football’s ultimate prize – and he does not mean the Champions League. Terry is relying on the return to the hectic club calendar to stop World Cup fever boiling over prematurely. John Terry: England’s old boys won’t get another chance of World Cup glory after 2010
https://bit.ly/2S3sXus
The SPL have cleared Celtic over their use of an Employee Benefit Trust — and urged Charles Green to come forward with evidence of any other club operating the scheme. Celtic did not break any rules with EBT as SPL call on Green to come forward
https://bit.ly/2JCArSc
An answer from an expert! Thanks for cobtuinrting.
http://www.iomoio.net
http://www.edsheeran.co.uk
http://www.strategyboardgames.co.uk/play-misson-red-planet/
F*ckin’ awesome issues here. I’m very glad to look your article. Thank you a lot and i’m taking a look ahead to contact you. Will you kindly drop me a e-mail?
http://www.emp3z.co.uk